FIB - FELICIDADE INTERNA BRUTA

O Instituto Visão Futuro BH faz parte do movimento FIB no Brasil e atualmente busca recursos para a viabilização do projeto em Minas Gerais. Conheça mais sobre o projeto FIB:



“O índice FIB é uma abordagem holística às necessidades humanas, porque sem atender às necessidades tanto materiais como espirituais das pessoas e da sociedade, não é possível tornar realidade uma ‘sociedade boa e decente’.” (Thinley, 2007: xv)


“Desenvolvimento devia ser entendido como um processo que busca maximizar a Felicidade, em vez do crescimento econômico... reconhece que o indivíduo tem necessidades, materiais, espirituais e emocionais.” (Bhutan, 2020).


O conceito da Felicidade Interna Bruta – FIB, nasceu em um pequeno país chamado Butão localizado nas encostas do Himalaia, entre a China, a Índia e o Tibet. A idéia está em demonstrar que o Produto Interno Bruto – PIB, não é o melhor indicador de crescimento e satisfação de uma nação.


O PIB mede o valor de toda a produção de bens e serviços finais de um país. É uma espécie de termômetro que indica “a febre” da produção. De forma que, quanto maior o valor do PIB maior é o nível de crescimento, envolvendo empresas nacionais e transnacionais.
No entanto, o rei do Butão insatisfeito com o materialismo do Produto Interno Bruto, criou em 1972 o conceito da FIB.


O modelo da Felicidade Interna Bruta – FIB, baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana se dá quando o desenvolvimento espiritual e o material acontecem lado a lado, complementando e reforçando um ao outro.


Os princípios de sustentação da FIB são:
1. Promoção do desenvolvimento sócio-econômico sustentável e igualitário;
2. Preservação e promoção dos valores culturais;
3. Conservação do Meio Ambiente natural;
4. Estabelecimento da Boa Governança.


“O índice do Butão leva em conta indicadores que cobrem nove campos da vida familiar e social da população. Cabe a nós, brasileiras e brasileiros, pesquisar a melhor maneira de definir Felicidade na nossa cultura, e desenhar os melhores indicadores para medi-la. O FIB é uma ferramenta de medida adequada para este objetivo: leva à redefinição do objetivo do desenvolvimento, à afirmação de um outro modo de planejar e organizar a economia, e à reorientação da economia e da tecnologia para que sirvam aos objetivos superiores do desenvolvimento social e humano.” (Marcos Arruda, 2009).


Conheça mais sobre o projeto www.felicidadeinternabruta.org.br

CONTATOS DIRETO
visaofuturobh@gmail.com
Kaoshikii | kaoshikii@terra.com.br | (31) 9991-6285
Igor Amin| igoraataides@gmail.com | (31) 8801-7707